top of page

A Teoria da Trofobiose de Francis Chaboussou

  • carolsliima94
  • 24 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

A palavra Trofobiose tem origem grega, onde Trophos = alimento e Biosis = existência de vida. De acordo com essa Teoria, a planta ou parte dela só será atacada por um inseto, ácaro, nematóide ou microorganismos( fungos e bactérias), quando tiver, na sua seiva, o alimento que eles precisam, principalmente aminoácidos. O tratamento inadequado de uma planta, especialmente com substâncias de alta solubilidade, conduz a uma elevação de aminoácidos livres. Portanto, um vegetal saudável, equilibrado, dificilmente será atacado por pragas e doenças( CHABOUSSOU, 1987).


Imagem extraída de GUAZELLI & SCHIMITZ (1996).

Imagem extraída de GUAZELLI & SCHIMITZ (1996).


Desde os primórdios das civilizações quando o homem passou a utilizar da agricultura para produzir seus alimentos, foi crescendo a necessidade de aumentar as áreas cultivadas em vista de acrescer também a produção para suprir a demanda do aumento da população. Em conjunto a isso, consequentemente, desenvolveram-se problemas ligados á produção, como doenças de plantas, infestações de insetos pragas além de plantas invasoras e prejudiciais às lavouras. Entre as causas apontadas para tamanho descontrole, onde as plantas estão mais suscetíveis a estes fatores, tem-se o manejo mal executado em conjunto ao uso indistinto de fertilizantes e agrotóxicos.

Justificando-se a teoria diante o exposto, ela diz que o estado nutricional de uma planta está intrinsecamente ligado a sua sensibilidade ou resistência ao ataque de patógenos ou pragas. De modo que, uma falha nutricional para menos ou para mais, advinda de um desequilíbrio de micro e macronutrientes leva a alterações no metabolismo da planta fazendo sobressair o estado de proteólise nos tecidos, onde as moléculas de proteínas são quebradas fazendo com que hajam aminoácidos livres nos seu tecidos, substâncias essas que servem de alimento para nutrição de parasitas. Em contrapartida, quando a planta possui equilíbrio nutricional, um ou mais elementos agem de forma benéfica no metabolismo, estimulando a proteossíntese, onde as moléculas de proteínas são sintetizadas, diminuindo assim, a quantidade de substâncias solúveis nutricionais para parasitas, diminuindo a susceptibilidade das plantas.

Destacando-se também na destacado na teoria da trofobiose é o fato de existirem períodos críticos no ciclo de cada planta, períodos em que a proteólise predomina sobre a proteossíntese, como quando por exemplo, a inflorescência está sendo formada, quando as folhas perdem o poder de síntese, havendo até uma certa decomposição de suas próprias proteínas, tornando-a mais sensível a ácaros, pulgões ou fungos patogênicos.

Em resumo, o desequilíbrio mineral do solo, a utilização de fertilizantes solúveis e agrotóxicos interferem no processo de proteossíntese e proteólise, levando a planta a acumular aminoácidos e açúcares redutores, nos tecidos, tornando-as mais atraentes às pragas e doenças. Ou seja, a planta é atacada à medida que seu estado bioquímico, determinado pela natureza e pelas condições ambientais que lhes são impostas, correspondam as exigências das pragas e patógenos.






 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page